segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O QUE É MACROECONOMIA?


Carlos Escóssia

A macroeconomia, também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenônmenos que englobam toda a economia.

A macroeconomia, estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.

Um macroeconomista, pode estudar: os efeitos dos empréstimos feito pelo governo federal; as mudanças da taxa de desemprego ao longo do tempo; políticas alternativas para promover a elevação do padrão de vida da população.

Os objetivos de políticas macroeconômicas são: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda socialmente justa e desenvolvimento econômico.

A macroeconomia e a microeconomia estão intimamente ligadas e como as mudanças na economia resultam das decisões de milhares de pessoas, é impossível entender os desdobramentos macroeconômicos sem considerar as decisões microeconômicas a elas associadas.

Exemplo, um macroeconomista pode estudar os efeitos de um corte no imposto de renda sobre a produção geral de bens e serviços. Para analisar essa questão, ele precisa levar em consideração a maneira pela qual o corte do imposto afeta as decisões das famílias sobre quanto gastar em bens e serviços.

9 comentários :

Augusto Miranda disse...

Texto rápido e de fácil assimilação.

Augusto Miranda disse...

Texto rápido e de fácil assimilação.

Augusto Miranda disse...

Texto rápido e de fácil assimilação.

Ninho Lima disse...

TUDO O QUE EU QUERIA ENTENDER SOBRE MACROECONOMIA EU APRENDIR LENDO ESSE ARTIGO EU, GOSTEI MUITO DESSE TEXTO SOBRE MACRO ECONOMIA POR ISSO QUERO MAIS VEZES LER O SEU BLOG E CADA VEZ MAIS TENHO CERTEZA QUE IREI GOSTAR.........SERGIO LIMA BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.

Anônimo disse...

Muito bom. Parabéns pelo blog. Sou professor de ensino fundamental e sempre aprendo aqui coisas sobre economia para usar em sala de aula

TUKABEATS@HOTMAIL.COM disse...

Adorei.Muito bom

TUKABEATS@HOTMAIL.COM disse...

Adorei.Muito bom

Julliana Martins disse...

Olá! Estudei isso durante um semestre inteiro e até li o Mankiw, mas foi só com esse blog que eu pude compreender.

Muito obrigada!

Rafae Duarte disse...

Interessante artigo, gostei