quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O QUE É: PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO SETOR?

Carlos Escóssia

Podemos conceituar o Primeiro Setor como sendo o Estado, representado pela prefeituras municipais, governos dos estados e a presidência da república, além das entidades a estes entes ligadas. Em outras palavras, denominamos de Primeiro Setor o "setor público".

O Segundo Setor é o mercado constituído pelo conjunto das empresas que exercem atividades privadas, ou sejam, atuam em benefício próprio e particular.

O Terceiro Setor é constituído de organizações sem fins lucrativos, atuando nas lacunas deixadas pelos setores públicos e privados, buscando o bem-estar social da população. No caso, o Terceiro Setor não é nem público nem privado.

Em termos financeiros, o Primeiro Setor (Estado) aplica o dinheiro público em ações para a sociedade.

O Segundo Setor (mercado) investe o dinheiro privado nas suas próprias atividades.

Já o Terceiro Setor (ONGs) utiliza o dinheiro privado em atividades públicas.

Em síntese, podemos sintetizar o comportamento dos três setores da seguinte forma:
Primeiro Setor - dinheiro público para fins públicos;
Segundo Setor - dinheiro privado para fins privados;
Terceiro Setor - dinherio privado para fins privados, nada impedindo, que o setor públicos transfira verbas para o terceiro setor, que nos dias atuais, movimenta mais de um bilhão de dólares por ano, o que o coloca na posição de oitava economia mundial, quando comparada ao PIB das nações mais ricas do planeta.

ESCLARECIMENTO DO BLOG:

Cara Elzinéia, não sei se você recebeu a resposto do email que você me enviou.
Realmente o assunto sobre o Segundo Setor é bastante ampla e ainda de difícil acesso para se pesquisar.
Estou a sua disposição para discutirmos um pouco sobre o tema. Se desejar, pode ligar paro o meu celular, o número é: 9134-0192

14 comentários :

Anônimo disse...

opa meu caro boa tarde, olha só add vc no MSN ok se vc poder me aceitar agradeço, achei seu blog muito bom ta de parabens...
Davi Filho

Anônimo disse...

Ao invés de dizer "... o Terceiro Setor não é nem público nem privado", não seria melhor afirmar que "O Terceiro setor pode ser tanto público como privado", baseado nas explicações de sua síntese.

Rafael Feitosa disse...

Olá, por gentileza gostaria que se possivel respondesse meu questionamento: Uma Igreja Evangélica sem fins lucrativos pertence a administração pública indireta?

Anônimo disse...

é possível dar nome aos bois?
Colocar alguns nomes de empresas para ilustrar?

Grata,
Beatriz

Mary disse...

Parabéns Carlos tirou todas as minhas dúvidas, obrigada.

Anônimo disse...

seu blog é de altissima qualidade.
att.:

luciene alves

Anônimo disse...

O que o colega acima, que postou como anônimo, falou é perfeito. O terceiro setor é misto, podendo este ser privado ou público. É o caso das fundações, que pode ser criadas como um órgão da administração indireta do estado, bem como por um particular.

DAIANE disse...

Muitobom, tirou minhas dúvidas, obrigada!!

Leonardo Barbosa disse...

No final, bem na 'síntese' você coloca o terceiro setor com dinheiro privado aplicado para fins privados, não seria público? Bom texto.O 1º setor vê uma utopia , para eles está tudo sempre certo, e o planejamento perfeito. O 2º setor vê o umbigo, enxerga as falhas sistêmicas mas não faz nada para ajudar, claro, existem exceções. E o 3º setor vê de fato o que a sociedade precisa, onde estão os pontos fracos mas não tem verba para agir. Acredito que a interação maior entre empresas de 2º e 1º setor com as do 3º setor seja a chave para taparmos buracos deixados pela má administração pública em alguns casos. leonardomkc@hotmail.com

Silmara disse...

Boa noite esta d parabens pelo seu blog: Porem tenho algumas duvidas:
Como foi constituido o primeiro setor?
O que gerou sua existencia?

Att

Anônimo disse...

Carlos boa tarde!!

Estou precisando de sua ajuda, pois estou com dificuldade de encontrar material referente ao segundo setor (setor privado),para elaboração de minha monografia.
Se você puder me indicar algum material ficarei agradecido.

Scheila Andrade disse...

Boa noite, poderia me indicar algum livro/site que explique o papel/importância das Organizações Empresariais na economia do País?
Obrigada!

Cris disse...

Olá Carlos,

Gostaria que você tirasse uma dúvida: O SESC pode ser classificado como Segundo ou Terceiro Setor?
Já que é uma empresa privada sem fins lucrativos e utiliza seu fundo para o bem estar da sociedade.

Unknown disse...

Olá Carlos. Pode me tirar uma dúvida? Você diz que o 2° setor é formado por empresas, mas você classificaria empresas públicas (estatais) como do 2° setor também? Ou somente as empresas privadas?