segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O QUE SÃO COMMODITIES?

Carlos Escóssia

Palavra inglesa que significa mercadoria, é usualmente utilizada nas relações comerciais internacionais, que é o intercâmbio de vens e serviços entre países, resultante de sua especialização na divisão internacional do trabalho.

O termo commodities designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto ou produto primário de importância comercial, como é o caso do café, da juta, do chá, do açúcar, do algodão, do cobre, do minério de ferro, da soja, do estanho etc. Como ilustração, podemos citar um exemplo prático. “As carnes de ovinos e caprinos são commodities, mas a carne de sol do seridó é um produto diferenciado com valor agregado.” Alguns centros notabilizaram-se como importantes mercados desses produtos – commodity exchange.

Por serem o commodities produtos de grande importância no mercado internacional, seus preços acabam sendo balizados pelas cotações dos principais mercados, conhecidos como mercado de commodities, que são os centros financeiros onde são negociadas estas mercadorias. A quase totalidade das transações é realizada a termo, isto é, acerta-se o preço, para pagamento e entrega da mercadoria em data futura, em geral 30, 60, 90 até 180 dias.

As bolsas de mercadorias desempenham um importante papel de mercado centralizador para as transações do commodities, realizando negócios tanto com estoques existentes quanto com estoques futuros, exercendo um papel estabilizador no mercado, minimizando as variações de preços provocadas pelas flutuações da procura e reduzindo os riscos dos comerciantes. As bolsas de mercadorias são livres ou regulamentadas e seus regulamentos gerai ou particulares determinam as condições do seu funcionamento, após aprovação por decretos ministeriais.

Na prática as bolsas de mercadorias estão abertas apenas aos profissionais, os corretores de mercadorias.As cotações são fixadas após discussão entre eles, de maneira que a oferta se iguale à procura. Existe duas espécies de cotações: a do disponível e a da entrega a prazo.

Atualmente, as principais bolsas de mercadorias são as de Chicago, Nova York e Londres,que regulam os preços de quase todo o comercio internacional. No Brasil, a primeira bolsa de mercadoria foi a do Rio de Janeiro, inaugurada em 1912, na qual se faziam negócios com o café, o açúcar e o algodão. No ano de 1920, a bolsa do Rio de Janeiro foi substituída pela bolsa de café, que servia também para transações de açúcar e algodão. Em 1913, o governo de São Paulo criou a bolsa de café de Santos e, em 1917, abriu a bolsa de mercadorias de São Paulo.

2 comentários :

Hanna Lerbach disse...

Sua definição de Commodity foi de grande valia !

Hanna Lerbach disse...

Sua definição de Commodity foi de grande valia!