domingo, 11 de janeiro de 2015

SISU: INSTITUIÇÕES DE ENSINO

 SUPERIOR OFERECEM  2.009


Este ano deverão ser abertas 2.009 vagas em cursos de nível superior em Mossoró através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), utilizando as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), somente no primeiro semestre deste ano, serão oferecidas 690 vagas em 14 turmas de 13 cursos, a maioria, 300 vagas, para o curso de Ciência e Tecnologia.
 
A Ufersa destaca que o SiSU será feito em apenas duas fases: primeira chamada e lista de espera. Desta forma, para participar da lista de espera e concorrer às vagas remanescentes da primeira chamada, o candidato deverá manifestar interesse e aderir à lista de espera logo após a divulgação da primeira chamada, no período de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.
 
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) irá aderir pela primeira vez ao SiSU este ano, ofertando 60% das vagas pelo sistema, o que corresponde a 1.319 inscrições nos cursos. Os outros 40% dos aprovados deverão entrar na Universidade através da última prova do Processo Seletivo Vocacionado (PSV), realizadas no mês de dezembro do ano passado.
 
Das vagas oferecidas pela Uern para o SiSU, 805 são para ingresso no primeiro semestre e as 514 são para as graduações iniciadas somente no segundo semestre letivo do ano.
 
As inscrições do SiSU 2015 começarão na próxima segunda-feira, 19, e se estenderão até as 23h59min do dia 22, de acordo com o horário de Brasília, através do portal do Ministério da Educação (MEC), disponível em www.sisu.mec.gov.br. Cada candidato poderá se inscrever em, no máximo, duas opções de curso, indicando a modalidade de concorrência, seguindo critérios como Lei de Cotas Sociais ou ampla concorrência, por exemplo, e ainda a ordem de preferência entre os cursos pretendidos.
 
Candidatos dispostos a estudarem em outras cidades do Estado podem optar por uma das 650 vagas ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Cursos Superiores de Graduação no semestre 2015.1 através da classificação dos candidatos via SiSU com a nota do Enem 2014.
 
Os cursos do IFRN são divididos entre licenciatura e superiores de Tecnologia e serão ofertados nas unidades de Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Natal-Central, Natal-Zona Norte, Santa Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.
 
As inscrições no SiSU serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SiSU, no sítio eletrônico http://sisu.mec.gov.br e ficarão disponível para os estudantes no período de 19 a 22 deste mês.

IFRN oferta 1.700 vagas em cursos técnicos no Estado

Outras oportunidades estão abertas também nos 11 campi do IFRN, que oferta na cidade 1.700 vagas complementares ao Técnico Integrado, cursos Técnicos Subsequentes e ProEJA a serem preenchidas através de prova específica. Interessados devem se inscrever de 12 a 26 deste mês, através do portal www.processoseletivo.ifrn.edu.br, mediante realização de cadastro de login e senha no site.
 
Ao todo, são 1.144 vagas em cursos Técnicos Subsequente presencial nas áreas de Agropecuária; Eventos; Manutenção e Suporte em Informática; Edificações; Informática; Eletrotécnica; Mecânica; Geologia; Mineração; Segurança do Trabalho; Estradas; Petróleo e Gás; Guia de Turismo; Administração; Química; e Rede de Computadores e Mecatrônica, para aqueles que já concluíram o ensino médio ou curso equivalente.
 
Interessados podem ainda concorrer a uma das 160 vagas abertas em cursos Técnicos Subsequente a Distância em Segurança do Trabalho, nos campi Macau, Mossoró e Santa Cruz; e Informática para internet, disponível em Macau.

Nenhum comentário :