terça-feira, 16 de março de 2010

O QUE É CARTEL?

Carlos Escóssia

Atendendo a um leitor, que enviou no dia 10/03/2010, o seguinte comentário: - "Caro amigo Carlos Escóssia. Parabéns por dar nome aos 'bois". Se não for pedir muito de minha parte, seria interessante que você mostrasse aos seus inúmeros leitores, no linguajar economês, o sentido de cartel, se é que já não tenha escrito a respeito. Somente assim, provavelmente, as 'autoridades' tenham a sensibilidade de agir em favor da população mossoroense, assim como imagino, também pagam o mesmo valor pela gasolina em Mossoró" - reedito texto publicada neste blog em 23 de janeiro de 2010, com o título: Q que é Cartel?

Vamos ao texto:


Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as quotas de produção, que assim deixam de concorrer entre si.

As empresas que forma um Cartel, mantém sua independência e individualidade, mas devem respeitar as regras estabelecidas, tais como: divisão do mercado e a manunteção do preço combinado.

As principais características de uma Cartel, são: controle do nível de produção e condições de venda; fixação e controle de preços; controle das fontes de matéria-prima; fixação da margem de lucro e divisão do mercado.

O Cartel pode ser de natureza formal, isto é, reconhecido pelo Estado, ou, o que é mais comum hoje em dia, de maneira informal e sigilosa, constituindo ilícito na maior parte dos países e pode ser considerado um caso extremo de colusão.

4 comentários :

keila y moisés disse...

para que serve cartel?
exemplos

luana disse...

olá Carlos Escóssia, eu sou luana souza estudante de direito e gostei muito do seu artigo. A principio de todos os cartéis que eu li, confesso este é o mais explicado. destarte tirei todas as minhas dúvidas!

luana souza disse...

olá Carlos Escóssia, eu sou Luana Souza, estudante de direito. venho por meio deste ressaltar que de todos os artigos(cartél) lidos esse foi o mlehor e mais explícito. A princípio meus parabéns!

Anônimo disse...

estou com uma dúvida sobre o que acontece com a venda de um produto aqui no brasil. um vídeo-game chamado xbox 360 é vendido aqui por uma certa quantidade de lojas credenciadas, o valor em todas as lojas é igual, em todas as versões do console. indaguei um vendedor de uma dessas lojas sobre esse valor, e fui informado que o preço é tabelado. não noto que esteja havendo concorrência entre essas empresas para vender o produto. gostaria de saber se nesse caso se configura formação de cartel? grato.