sexta-feira, 12 de março de 2010

O QUE É SUPERÁVIT PRIMÁRIO?


Carlos Escóssia


Em um orçamento público, o superávit significa uma receita maior que à despesa em virtude de um aumento da arrecadação ou um arrefecimento dos gastos.

Já quando nos relacionamos a balança comercial, significa que o valor das exportações é superior ao das importações.

Com relação ao balanço de pagamento, significa que a somatória de todas as entradas de divisas em virtude das várias operações realizadas com o conjunto dos demais países é superior às saídas de divisas originadas nessas mesmas operações.

Para entendermos melhor o significado da expressão superávit primário, basta lembrarmos que seperávit significa lucro ou um resultado positivo.

Surge quando no final de um exercício ou período verificamos que os gastos foram inferiores ou menores que as receitas. Isso pode ser aplicado tanto no caso de um orçamento familiar, como nas empresas e no governo.

Em síntese, podemos afirmar que superávit primário é quando os impostos arrecadados pelo governo são maiores que as despesas realizadas, excluindo-se os juros e a correção monetária da divida pública, em virtude de não fazerem parte da natureza operacional do governo.

O superávit primário, funciona como termómetro para sinalizar como o governo está administrando suas contas.

8 comentários :

José disse...

Caro Carlos,

Estando eu querendo saber especificamente sobre Superávit Primário, ouvi hoje que este resultado superavitário (Receita-Despesa)refere-se a uma economia feita pelo governo, com intuíto de pagar dívidas futuras.
Tem fundamento esta definição?
Agradeceria se sua resposta fosse respondida ao meu e-mail abaixo.
De antemão autorizo a você expor meu comentário em seu blog, com sua resposta, apenas exclua meu e-mail abaixo e nao expo-lo.

jarnetos@gmail.com

Atenciosamente

José Alves Ribeiro Neto

Anônimo disse...

boa explicação. resumida e direta

Michel disse...

Carlos,


Gostaria de saber a importancia do Superavit primario nas contas correntes.

Anônimo disse...

Carlos,

Boa tarde.
Gostaria tb de saber a respeito do superávit primário, podemos afirmar que o mesmo serve como recurso necessário ao pagamento dos juros da dívida pública?

Obrigada.

Anônimo disse...

Tem me ajudado bastante, obrigada pela iniciativa!!

Mônica M. Santos

fauaz disse...

superavit primario é quanto o governo de um estado arrecada para si incluindo aí o rendimento do governador

Zamian Zartan disse...

Trocando em miúdos o superávit primário é o que o governo arrecadou com os pesados impostos pagos pelo povo brasileiro - apenas 2012 todos nós brasileiros pagamos um trilhão e quinhentos bilhões em impostos com retorno praticamente zero em todas as esferas de investimentos que beneficie o povo brasileiro - que se arrebenta para pagar impostos totalizando cinco meses trabalhados ao ano apenas para pagar impostos.

Enquanto e apesar desta cifra gigantesca em arrecadação de impostos no lombo de cada brasileiro sem exceção, somos favorecidos e presenteados através dos governos pós 1984 até o presente, sendo todos nós jogados na arena dos cartéis das drogas que dominaram o Brasil e onde o Estado de Direito é impotente e incapaz de resolver o problema que está assassinando à bala 200 brasileiros por hora no país, onde qualquer um, em qualquer lugar e qualquer momento pode pagar com a vida nesta guerra social que todos nós vivenciamos e os governos corruptos nos viram as costas; sendo todos nós favorecidos e presenteados com o globalizado neo-moderno apartheid social e econômico que vivenciamos e onde continuamos sem direito a educação pública decente para nossos filhos que são obrigados a frequentarem as decadentes escolas que não dão nenhum estímulo aos alunos e professores, restando de presente ao povo através de nossos generosos governos, apenas construir mais presídios que escolas públicas, que irão receber o resultado da tragédia educacional e social atual com tendência a ser cada vez mais pior; sendo todos nós favorecidos e presenteados pelos nossos atuais mafiosos e ditadores governos frios e sanguinários que jogam a população na desgraça que é toda a saúde pública no Brasil, onde o preço que é pago geralmente é com a vida, que está fora das estatísticas dos homicídios praticados pela ausência do Estado brasileiro por falta de investimentos, infra-estrutura, medicamentos e condições de trabalho decente e digno para médicos e cidadãos, milhões de brasileiros morrem anualmente nos hospitais; sendo todos nós...

Enquanto banqueiros abocanharam entre 2011, 2012 e 2013 mais de seiscentos bilhões em juros pagos pelo governo, dinheiro que deveria ser destinado para resolver os gravíssimos problemas mencionados anteriormente; enquanto as multinacionais se deleitam com os benefícios dos governos que socorrem estas dilapidadoras do dinheiro público - que enviam todo o dinheiro e grande parte dos lucros obtidos a sua matriz, através de empréstimos oficiais, geralmente a fundo perdido, obtidos no BNDES, da mesma forma agem as empreiteiras que estão reformando, ainda, os antigos estádios de futebol que atualmente foi batizado pela FIFA de arena, organização representada por Josef Blatter - que por sinal tem mais moral que Dilma Rousseff a gerente do Brasil -, recebendo dinheiro público através do BNDES, a fundo perdido, ou seja dinheiro que não retornará para os cofre públicos porque vão decretar falência como é de praxe no Brasil. Tudo isto e muito mais, enquanto o povo brasileiro agoniza.

Portanto Senhoras e Senhores: AO SUPERÁVIT PRIMÁRIO, TUDO. AO POVO, NADA.

Unknown disse...

Sr(a) Zamian,

poderíamos afirmar, desse modo, que no caso do Brasil, seria interessante que para alcançar ou manter o superávit primário de modo mais equânime fizéssemos de imediato um reforma tributária ?